Leituras de Pérola - 10
Sarcástica, tímida e desconfiada, Sophie Harley está no seu primeiro ano de faculdade. Depois de alguns eventos traumáticos que viveu, tudo o que ela quer é esquecer o passado e focar no futuro. Ah, e homens estão totalmente fora de questão. Ela não confia em nenhum deles.
A garota está decidida a passar despercebida pelo sexo oposto, mas basta que Derek Mackenzie — o capitão gostoso do time de basquete da universidade — coloque os olhos nela para que decida que Sophie é seu próximo alvo.
Derek adora um desafio, e tem um bom tempo desde que ele realmente precisou correr atrás de uma mulher.
Determinado a ficar com ela, Derek precisa mostrar a Sophie que é um cara decente por trás da reputação de mulherengo, antes que ela diga não para ele de uma vez por todas.
Eu não poderia começar essa resenha de outra forma que não fosse agradecendo a existência desse livro porque ele foi o responsável por me tirar da ressaca literária que eu estava desde o final do ano passado. Percebi que um romance new adult era tudo que eu precisava e terminei a leitura apaixonada pelos personagens e pelo universo criado pela autora. Esse é o primeiro volume da trilogia "Sobre Nós" que irá contar a história de cada garota de um trio de amigas.
Em "Antes que ela diga não" conhecemos Sophie, uma menina que ficou órfã muito nova e por conta disso passou a vida inteira indo de um lar adotivo para outro e durante esse período sofreu um abuso que fez com que a mesma desenvolvesse um trauma em relação a homens, o que faz com que ela se afaste diante de qualquer atenção masculina recebida. Já Derek, que é o protagonista masculino, é jogador de basquete da universidade e está acostumado a ter mulheres correndo atrás dele então quando Sophie parece ser a única "imune ao seu charme" ele a encara como um desafio, e começa uma espécie de missão para conquistá-la.
Durante esse processo em que os dois irão se conhecendo melhor, Derek percebe que Sophie não estava se fazendo de difícil e sim que seu comportamento é apenas a ponta de um iceberg e Sophie passa a baixar sua guarda e pela primeira vez se permitir confiar em alguém para lhe contar sua história e tudo que ela teve de enfrentar ao longo da vida. É muito bonita a construção do relacionamento dos dois, a amizade que é desenvolvida antes do romance em si, ela finalmente conseguindo mostrar seu lado vulnerável para alguém e ele percebendo que quer ser alguém que ela confie.
Ao concluir uma leitura, eu costumo pesquisar o que as pessoas geralmente comentam sobre o livro que li, como um exercício de senso crítico. Encontrei comentários falando que Derek simplesmente não aceitou levar um fora, e eu discordo. Claro que houve uma insistência da parte dele, porém a proposta do livro é justamente essa, "Antes que ela diga não" representa que ele apenas tentaria conquistá-la até que ela dissesse não.
E Sophie precisava disso, não necessariamente de um namorado, mas de alguém que mostrasse a ela que não precisa aguentar seus traumas e inseguranças sozinha, que existem pesssoas que a amam e que ela pode confiar. Obviamente tendo vivido um trauma em relação a homens ela não aceitaria facilmente alguém a paquerando, e por mais que Derek tenha sido a pessoa que a ajudou nesse processo, é algo totalmente sobre ela.
Então, sendo um romance é lógico que eles se apaixonam e ficam juntos mas o ponto da história é Sophie aprendendo a lidar melhor com seus traumas e não deixando que eles continuem controlando sua vida. Então como foi dito no livro a lição que fica é a seguinte: toda vez que deixamos de fazer algo ou nos anulamos por conta de algum trauma ou insegurança estamos dando o poder a ele de controlar nossas ações.
Além da escrita fluida da autora, eu gosto de ler romances que acontecem no ambiente universitário então foi uma leitura super rápida e divertida para mim. Uma ótima opção para curar a ressaca literária!
Nenhum comentário:
Postar um comentário